top of page
  • Foto do escritorMD3 Marcenaria

Tendências na marcenaria para 2025

Já é cedo para falar do que promete ser a prioridade em design e estrutura na marcenaria para o próximo ano?


Nós aqui, da MD3 Marcenaria, acreditamos que esse é momento perfeito! Afinal, você que está construindo ou reformando, com certeza está de olho no conforto que deseja ter no futuro.


Então, vamos explorar juntos as tendências que já despontaram no mercado como promissoras para a marcenaria residencial.


Ah! Se você está buscando ideias para projetos comerciais, uma dica: fica, que tem conteúdo relevante para você também.


As principais tendências na marcenaria para 2025 que já podemos destacar são:


Texturas e Materiais Naturais

 Na linha do conceito sustentável, que há anos permeia a decoração de interiores, a preferência por texturas táteis e materiais naturais agrega profundidade e interesse visual aos ambientes, criando uma sensação de conforto e luxo discreto.


Design Biofílico

A integração de elementos naturais nos ambientes vai além da estética, influenciando diretamente na saúde e no bem-estar dos ocupantes. Estudos mostram que a presença de plantas em espaços internos pode reduzir o estresse, melhorar a qualidade do ar e aumentar a produtividade.


Portanto, ao adotar o design biofílico, a marcenaria não apenas cria ambientes visualmente atraentes, mas também promove espaços mais saudáveis e equilibrados.


“Mas isso já foi citado no primeiro tópico.”


Sim e não! É que o design biofílico diz também sobre o uso de outros recursos, como plantas e pedras, harmonizadas com a marcenaria para favorecer esse estilo.


Minimalismo Funcional

Em alta há várias temporadas, o minimalismo ganha agora contornos robustos de funcionalidade. Além de garantir um visual clean e contemporâneo, os móveis multifuncionais e as soluções de armazenamento inteligentes são projetados para otimizar o espaço disponível e atender às necessidades específicas dos ocupantes. Essa abordagem minimalista não apenas simplifica o ambiente, mas também proporciona praticidade e versatilidade no dia a dia.


Paleta de Cores Naturais

As cores suaves inspiradas na natureza não apenas criam atmosferas relaxantes, mas também podem influenciar o humor e a percepção dos espaços. Tons terrosos, verdes serenos e azuis tranquilos são escolhas populares para promover uma sensação de calma e conforto nos ambientes residenciais e comerciais. Além disso, a paleta de cores naturais é versátil e atemporal, permitindo combinações harmoniosas com diversos estilos de decoração.


Integração de Tecnologia

De forma discreta e inteligente, a tecnologia vem sendo integrada à marcenaria, com soluções para otimizar a funcionalidade e ergonomia das peças. Já é possível ver sistemas permitindo que portas e gavetas sejam abertas ou fechadas como se não houvesse gravidade, por exemplo.


Estamos falando do uso de recursos tecnológicos não só para a estética ou luxo, mas para facilitar o dia a dia de quem manuseia as peças, como recursos para monitoramento de consumo de energia, controle de temperatura e até mesmo personalização de ambientes através de dispositivos inteligentes. Essa abordagem tecnológica não apenas moderniza os espaços, mas também eleva o nível de conforto e praticidade.


Em resumo, a marcenaria para 2025 será uma mistura de materiais e técnicas, refletindo a diversidade de estilos e necessidades das pessoas. Seja você um amante do minimalismo, da tecnologia ou do design sustentável, haverá algo para todos. Aliás, o desafio será harmonizar tudo isso garantindo a personalização que configura o design único para o seu projeto.


Agora, se você veio buscando dicas para espaços comerciais, a vantagem é que todas essas mencionadas acima são perfeitamente adequadas. Isso porque a marcenaria tem a versatilidade de se adaptar a individualidade de cada proposta, inclusive, respeitando as necessidades estruturais de um projeto coorporativo.


Comece a planejar sua próxima renovação e aproveite essas e outras tendências que 2025 tem a oferecer. Estamos prontos para transformar seu sonho em projeto e começar a desenvolvê-lo.

7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page