top of page
  • Foto do escritorMD3 Marcenaria

Motivos para escolher o design curvo na marcenaria

Um conceito que viveu seu auge nos anos 1960 e 1970, e vem ganhando força desde 2021 é o design em curvas na marcenaria. As formas suaves e arredondadas são responsáveis por garantir conforto visual, além de uma elegância satisfatória.


Apesar de ser uma proposta repaginada, a marcenaria curva está mais robusta por ter incorporado conceitos contemporâneos e tecnológicos, como é o caso do Estúdio Pinheiros, produzido em nossa oficina e que vamos mostrar em detalhes aqui.


Você se identifica com esse estilo, mas tem dúvidas sobre a usabilidade ou medo de enjoar? Vamos então a uma lista de benefícios dos móveis curvos:


1 - Peças inteiriças

Móveis curvos tendem a apresentar pouco ou quase nenhum elemento de encaixe, isso porque seu design permite a construção de peças inteiriças.


No Estúdio Pinheiros é possível observar essa continuidade no pórtico estendido do living para a cozinha e na bancada instalada na parede oposta.

Foram utilizados nesse projeto o MDF Amadeirado Riviera e MDF Azul Secreto, ambos da Duratex. A aposta de tons conversa com o tradicional e o contemporâneo.


2 - Sem quinas perigosas

Um design sem cantos, vértices ou arestas pontiagudas é o sonho de quem convive em ambientes com grande circulação, principalmente de crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.


Apesar do projeto combinar curvas e retas, é possível observar no Estúdio Pinheiros que os cantos receberam acabamento arredondado. Além de conferir maior harmonia com a proposta geral, garante também maior segurança e menos risco de acidentes.





3 - Ergonomia

Por se assemelhar às formas naturais do corpo humano, os móveis curvos proporcionam maior ergonomia e conforto.


Repare nos puxadores desenhados para o Estúdio Pinheiros. Eles acompanham a proposta curvilínea e exemplificam bem esse conforto ergonômico do encaixe das mãos ao manusear as portas.




4 - Sofisticação

Seja no ambiente completo ou em uma peça só, o móvel curvo se destaca com seu design, ampliando a sofisticação do projeto.


E é no lavabo do Estúdio Pinheiros que podemos observar como a sofisticação se apresenta. O gabinete suspenso deixa de ser somente mais um móvel com funcionalidade, mas garante elegância mesmo em um ambiente mais intimista.



Gabinete em MDF Riviera com cavas redondas em 45º

E, como citamos anteriormente, a união entre esse design e a tecnologia tende a garantir excelentes resultados. No caso do nosso projeto em destaque, essa combinação aparece também no uso do LED embutido no pórtico e na bancada.


Bancada flutuante em MDF Azul Secreto, com LED acompanhando o desenho e linhas da forma curva

Observe como, apesar de integrados, os ambientes possuem individualidade, garantida pelo design da marcenaria e reforçada na iluminação. Além de sofisticado, o ambiente permite conforto visual com a aplicação da iluminação difusa.


Living do Estúdio Pinheiros com LED contornando o pórtico curvo e bancada flutuante em MDF Azul Secreto

5 - Descontração

Um sutil toque de divertimento é o detalhe que você pode estar procurando em seu projeto e vai encontrar se apostar em um bom design de marcenaria curva.


Vamos recorrer novamente ao Estúdio Pinheiros para exemplificar melhor. Note como o projeto em si tem uma seriedade, uma robustez na escolha dos tons. Mas a forma curva vem quebrar com elegância a sensação tradicional e garantir uma descontração estética.


Todos os itens curvos no Estúdio Pinheiros são tamponados com 18 mm, e em 45º, uma especialidade e exclusividade da MD3 Marcenaria.


Estamos curiosos pra saber se esse design combina com seu estilo. Comente aqui e confira em nossas redes sociais mais detalhes desse e outros projetos.


Ficha Técnica

Estúdio Curvo (metragem)

Projeto: MAB3 Arquitetura

Materiais: MDF amadeirado Riviera da Duratex, e MDF Azul secreto da Duratex

Fotos: acervo próprio

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page